Tudo o que você precisa saber sobre aposentadoria por invalidez
A aposentadoria é um direito muito importante do trabalhador brasileiro e a mesma se divide em algumas categorias para auxiliar corretamente cada pessoa. Uma dessas categorias é a aposentadoria por invalidez, que fica disponível para alguns servidores em situação especial. Para entender como esse benefício funciona, continue lendo e fique por dentro de tudo que você precisa saber:
O que é a aposentadoria por invalidez?
Quando o trabalhador brasileiro passa a exercer oficialmente um cargo em uma empresa, ou seja, passa a trabalhar por intermédio da carteira de trabalho assinada, o mesmo tem acesso aos direitos trabalhistas.
Um desses direitos é justamente a aposentadoria, que só fica disponível a partir de um determinado número de contribuições e de uma idade mínima que o contribuinte precisa atingir.
Entretanto, essas regras não são aplicáveis para a categoria de aposentadoria por invalidez, que se trata de um a condição especial no benefício da aposentadoria.
O recurso pode ser solicitado quando o trabalhador fica permanentemente incapaz de exercer as suas funções na empresa, seja por intermédio de acidente ou doença.
Vale lembrar ainda, que o trabalhador que esteja incapaz de atuar só tem direito a aposentadoria por invalidez se não puder ser realocado em outros cargos.
Quem tem direito?
De acordo com a tabela INSS 2021, tem direito ao benefício quem fica impossibilitado de continuar a trabalhar devido a uma casualidade por acidente ou uma doença sem cura.
Mas além disso, é preciso mencionar que o contribuinte precisa ter contribuído junto ao INSS por, pelo menos, 12 meses para pode realizar a solicitação.
Também é preciso comprovar o seu estado permanente através de laudos médicos emitidos por órgãos que estejam ligados ao INSS e a Previdência Social.
Se o trabalhador estiver dentro dos requisitos estabelecidos pelo INSS para receber a aposentadoria por invalidez, o mesmo pode solicitar o benefício.
Como solicitar?
Todo e qualquer serviço prestado pelo INSS precisa ser agendado através da plataforma digital do órgão. Portanto, o trabalhador precisa efetuar o agendamento INSS 2021.
Ao agendar a sua consulta do INSS, você terá de comparecer na unidade e na data escolhida portando os seus documentos oficias para que possa dar entrada no processo.
Só tem acesso a aposentadoria por invalidez quem é aprovado pela perícia médica do INSS, portanto, o contribuinte deverá aguardar a sua consulta
Se for aprovado pela perícia do INSS, o trabalhador receberá um laudo médico comprovando a sua invalidez permanente e irreversível e terá acesso a sua aposentadoria especial.